Cafuzo é a denominação dada no Brasil para os indivíduos gerados a partir da miscigenação entre índios e negros africanos. Normalmente, os cafuzos são caracterizados pela pigmentação da pele escura, quase negra, os lábios grossos e carnudos e cabelos lisos.
Caboclo = branco + índio. Mulato = negro + branco. Cafuzo = índio + negro.
Caboclo – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. ... Também chamado de mameluco, caiçara, cariboca, curiboca e caboco, o caboclo é a representação do indígena brasileiro, de pele acobreada e características físicas do homem branco europeu.
Cafuzo seria, segundo o Aurélio, a palavra mais exata para designar um mestiço de negro com índio. No entanto, neste mesmo dicionário, a palavra caburé aparece como sinônimo tanto de caboclo como de cafuzo."
História. Os mamelucos eram escravos que, geralmente, serviam a seus amos como pajens ou criados domésticos e que, eventualmente, eram usados como soldados pelos califas muçulmanos e pelo Império Otomano. ... Os primeiros mamelucos serviram os califas abássidas em Bagdá no século IX.
Com o passar do tempo, ocorreu a mistura das raças, dando origem ao: Caboclo: mistura de índio com europeu. Mulato: mistura de negro com europeu. Cafuzo: mistura de índio com negro.
Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de negros africanos e brancos europeus. Inicialmente o termo era também aplicado para designar mestiços.