1 Que apresenta grande inclinação; abruptado, íngreme: "Deste modo, por qualquer vereda, sucedem-se acidentes pouco elevados mas abruptos […]" ( EC ) . 2 fig Que acontece de modo inesperado, inopinado ou súbito: "[…]
Que é inesperado e repentino: 1 brusco, inesperado, inopinado, precipitado, repentino, súbito. Que é íngreme e escarpado: 2 abruptado, aclive, alcantilado, clivoso, declivoso, escarpado, inclinado, íngreme, ladeirento, resvaladiço.
Diz-se do que se apresenta em declínio ou descida de forma muito rápida; cuja inclinação se demonstra levemente vertical; que é íngreme; 2. (Figurado) Que ocorre subitamente; de modo repentino ou inesperado; 3.
O mesmo fenômeno aconteceu com a pronúncia de "abrupto". De tanto as pessoas pronunciarem errado, a infração acabou ganhando status de legitimidade. A separação silábica e fonética de abrupto é ab-rup-to, não a-brup-to, como muita gente fala e escreve.
Significado de abrupto Repentino; que não se espera: movimento abrupto.
Rápido, desabrido, desagradável, escuro. 3. [Galicismo] Súbito, inesperado.
A pronúncia correta da palavra inexorável é "inezorável", ou seja, a consoante x assume o som /z/.
Quanto ao substantivo comum algoz, este pronuncia-se com [ó] − [aɫ'gɔʃ] − em português europeu (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora e com [ô] − [aɫ'goʃ] − no português do Brasil (cf.
É uma reunião de um determinado grupo de trabalho, na qual os especialistas discorrem sobre um assunto específico, apresentam novas técnicas ou novos temas para o público interessado.