Antes de ser nome próprio, pelourinho era um substantivo comum com o sentido de "coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos" (Houaiss).
O nome 'pelourinho' é originado da coluna de cantaria (pedra) com argolas de bronze, na qual escravos eram amarrados e torturados. ... O comerciante relata que os senhores de engenho colocavam os escravos para vender produtos.
O pelourinho, popularmente designado também como picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde criminosos eram expostos e punidos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
Elevar um povoado à vila significa dotá-lo de pelourinho, símbolo da justiça, e de câmara, órgão que acumulou durante grande período as funções político-administrativas, jurídicas, fazendárias e de polícia.
Pelourinho era o local em que os escravos que fugiam ou cometiam algum tipo de delito eram levados para o castigo. Compostos por uma coluna de pedra com argolas, os pelourinhos ficavam dispostos em áreas públicas, onde as pessoas eram amarradas e cruelmente torturadas.
No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público.
O que é pelourinho: a triste origem do nome Pelourinho era o local em que os escravos que fugiam ou cometiam algum tipo de delito eram levados para o castigo. Compostos por uma coluna de pedra com argolas, os pelourinhos ficavam dispostos em áreas públicas, onde as pessoas eram amarradas e cruelmente torturadas.
No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público.
Os escravos que cometessem infrações eram condenados ao pelourinho, que a princípio se localizava em frente ao antigo prédio da Câmara Municipal, demolido em 1827 para a ampliação da Igreja do Bom Jesus, então em construção.
No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público. ... O método de tortura só foi extinto com a Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, em 1888.