substantivo masculino Contrato de aluguel para possível compra de um bem; consiste na posse, ou usufruto, de um bem mediante contrato entre o cliente (arrendatário) e um banco ou empresa (arrendador) que sede seus direitos de uso e posteriormente de posse (caso a compra seja efetuada); arrendamento mercantil.
substantivo masculino Contrato por meio do qual uma empresa (arrendadora) cede o usufruto de um bem para o cliente (arrendatário), recebendo dele um valor mensal, por prazo determinado, com o objetivo de, ao final do contrato, o arrendatário adquirir o bem da arrendadora; leasing.
O que é Leasing? O contrato de Leasing funciona através de um arrendamento mercantil. Ou seja, o veículo é alugado para o cliente por um determinado período. O processo vai funcionar da seguinte forma: primeiro é necessário fazer a compra do seu carro e acertar com o banco se dará uma entrada ou não.
Na operação de Leasing existem as figuras do "arrendador" (banco ou sociedade de arrendamento mercantil) e "arrendatário" (cliente), que negociam o arrendamento de um bem – que será o objeto do contrato. O arrendador é o dono do bem e o arrendatário é quem terá o direito de uso e terá a posse do bem.
Ganho de capital por vender o bem para a instituição. É possível vender diversos bens, um exemplo de leasing financeiro é o carro, mas pode ser de veículos no geral, imóveis e até mesmo maquinário (no caso de empresas que necessitam de capital de giro).
O leasing nada mais é do que a combinação entre o aluguel e o financiamento, assemelhando-se a uma da outra, conforme opção tomada pela arrendatária ao final do contrato. Se optar pela devolução do bem, terá sido uma operação assemelhada ao aluguel, sendo neste não teria a opção de adquirir o bem.
Existem dois tipos básicos de arrendamento mercantil: o financeiro e o operacional.
Por outro, lado o arrendatário terá a obrigação de:
Diferentemente do financiamento, onde o bem é da empresa cliente (alienado à instituição financeira), o Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado.
Você compra um carro, indica para o banco se vai dar entrada ou não, e com isso temos o valor a financiar. Então a Financeira compra o carro, e ele é arrendado a você, que passa a pagar parcelas mensais, é uma espécie de aluguel.