Que diz respeito a terrenos, terras; agrário.
A estrutura fundiária do Brasil é caracterizada pela acumulação de terras por parte dos grandes latifundiários. ... A organização fundiária de um país é analisada de acordo com a dimensão e distribuição das porções de terra.
Os proprietários fundiários: atuam no sentido de obterem a maior renda fundiária de suas propriedades, visam que estas tenham o uso mais remunerador possível, em especial, uso comercial ou residencial de status. Estão interessados no valor de troca da terra e não no seu valor de uso*.
A estrutura fundiária (do latim fundus, "fazenda, bens de raiz") ou estrutura agrária (do latim agrariu) é a forma como o recurso terra se divide em propriedades, de acordo com o processo histórico da área analisada e também com as leis da propriedade ditadas pelo Estado.
adjetivo Que diz respeito a terrenos, terras; agrário. expressão Crédito Fundiário. Programa de crédito que oferece aos trabalhadores rurais, com poucas condições financeiras, a possibilidade de comprar um imóvel rural. Etimologia (origem da palavra fundiário).
A Regularização Fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao ...
A estrutura fundiária brasileira é extremamente conservadora: os latifúndios com mais de mil hectares ocupam 44,4% das terras. A maioria dos proprietários, cerca de 48%, é pequena. Já os grandes latifundiários, que representam apenas 1% dos donos de terras no Brasil, controlam quase metade delas.
Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários. ... Os proletários trabalham para essa indústria e recebem um salário como retribuição de suas atividades.
Já neste momento o campo brasileiro apontava uma tendência à utilização de insumos, produzidos além - propriedade. A introdução da tecnologia é o principal sintoma causador das mudanças, uma delas caracterizada pela produção de alimentos que sofria a pressão do aumento populacional e principalmente urbano industrial.