A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto.
adjetivo [Jurídico] Que não cumpre aquilo que se dispôs a fazer; que não cumpre um contrato ou as obrigações legais dentro do prazo estabelecido previamente. substantivo masculino e feminino Pessoa que não cumpre suas obrigações; quem não cumpre um contrato. Etimologia (origem da palavra inadimplente). In + adimplente.
Inadimplente é o contrário de Adimplente; aquele que não cumpre suas responsabilidades financeiras, ou não. Exemplo de uso da palavra Inadimplente: João deve cinqüenta reais para Julieta à dois meses.
Você é considerado inadimplente quando tem pagamentos atrasados que estavam com prazo previamente marcado. Por exemplo: você tem conta de água e luz para acertar no dia 10, mas não fez isso. A partir do dia 11 já é considerado inadimplente. Já o endividamento é assim chamado quando há parcelas a vencer.
Se não for possível quitar a dívida, após 5 anos a negativação desaparece. Porém, não é aconselhável deixar correr ou aguardar esse prazo, pois existem algumas consequências, quais sejam, a empresa pode continuar cobrando, dificilmente o estabelecimento para o qual restou em dívida concederá novo crédito ao devedor.
O endividado é aquela pessoa que possui dívidas acumuladas e sem poder de capital, no momento, para quitá-las. Já a pessoa em situação de inadimplência é aquela que, depois do prazo limite de pagamento, ainda não tem capital para pagar, ou seja, é aquela pessoa que não cumpre suas responsabilidades financeiras.
Apesar da inadimplência, o estudante que atrasa uma ou várias mensalidades tem diversos direitos garantidos pela Lei nº 9.870. Portanto, é necessário que a escola tenha atenção e os respeite de modo a evitar maiores problemas.
O termo adimplência é utilizado para pessoas que apresentam a responsabilidade de cumprir com as suas obrigações financeiras. Ou seja, adimplentes são os que mantêm as suas contas em dia, sem deixar passar a data do vencimento de contas e gerar dívidas.
É aquele em que se torna impossível o cumprimento da prestação total ou parcial. Ocorre nos casos em que o devedor ainda pode honrar a sua prestação. Nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster.
A inadimplência é uma preocupação que tira o sono da maioria dos lojistas, prestadores de serviço e empresários. E, principalmente em épocas de crise, a situação tende a piorar. Dessa forma, além de bagunçar o fluxo de caixa, o processo de cobrança de inadimplentes requer um esforço extra.