Discussão ou negociação entre duas ou mais partes, geralmente com vista a um acordo. 4. Obra literária em forma de conversação que um autor faz ter às personagens que apresenta.
É uma conversação entre dois ou mais personagens. Trata-se de uma troca de ideias e informações a fim de se chegar a um acordo. A linguagem verbal apresenta-se como sendo a forma de comunicação feita através de palavras, quer oralmente, quer de forma escrita.
1 palestra, colóquio, comunicação, abocamento, conciliábulo, confabulação, conferência, congresso, conversa, conversação, converso, entrevista, fala, interlocução, palra, palratório, papo, parla, prática, prosa.
O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado. ... O acordo é a condição e ao mesmo tempo o fim do diálogo.
A capacidade de se dirigir e de responder ao outro, como igual, estabelecendo assim uma relação, e o comunicar com o outro através da linguagem permite o acesso ao pensamento e à representação. O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
São as elucidações propostas pelo narrador, em geral também iniciadas por um travessão, com o intuito, por exemplo, de apontar determinadas reações das personagens, de contextualizar a cena ou de deixar explícita uma ação ou um gesto das personagens. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria?
No entanto, a palavra, que vem do grego, é formada pelo prefixo dia-, que significa "por intermédio de", e por logos, que significa "palavra". Ou seja, "por meio da palavra", designando "conversa" ou "conversação".
Etimologia (origem da palavra diálogo). Do latim dialogus. i; do grego diálogos. ou.