O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Fernando, arquiduque do Império Austro-Húngaro.
O estopim da guerra foi o assassinato do arquiduque do Império Austro-húngaro Francisco Ferdinando, na cidade de Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), por um grupo nacionalista sérvio denominado Mão Negra.
Guerra submarina e interferência alemã no México levaram americanos a entrar no conflito. Em 6 de abril de 1917, após se manterem em uma posição de neutralidade por mais de dois anos, os Estados Unidos, declaravam guerra contra a Alemanha. ... O ato marcou a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.
As consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial foram evidentemente as baixas humanas. O conflito fez mais de 8 milhões de mortos (1,9 milhões na Alemanha, 1,7 milhões na Rússia, 1,4 milhões na França, 1 milhão na Áustria-Hungria e 760 mil na Inglaterra), 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos.
Em sentido específico, foi a maior fase da Primeira Guerra Mundial, tendo durado de Novembro de 1914 a Março de 1918, período em que o equilíbrio de forças entre as potências envolvidas no conflito não tinham forças suficientes para estabelecer hegemonia militar umas sobre as outras, de modo que a guerra se "arrastava" ...
As trincheiras eram grandes valas cavadas no solo pelos próprios soldados, formando um corredor ou uma linha de defesa de determinada região estratégica, geralmente cobiçada por exércitos rivais.
Os Estados Unidos defendiam a política de "portas abertas" como a melhor solução para a forte concorrência imperialista. ... Os Estados Unidos passaram a lucrar à custa da Primeira Guerra Mundial. Em um curto espaço do tempo, as nações europeias necessitavam de enormes quantidades de alimentos e armas para o conflito.
Além das perdas territoriais, a Alemanha foi desmilitarizada e obrigada a pagar multas e indenizações aos países vencedores. Para o Tratado de Versalhes, ela foi a principal responsável pela guerra, por isso foi obrigada a pagar 22 milhões de marcos para reparar os danos causados pelo conflito às populações civis.