O estopim para o conflito foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro Francisco Fernando, que trouxe as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa.
O evento trágico foi resultado das inúmeras causas da Primeira Guerra Mundial. Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.
O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassino foi um estudante nacionalista sérvio.
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e estendeu-se de 19. Seu início ocorreu no dia 1º de setembro de 1939, quando tropas alemãs cruzaram a fronteira polonesa e um encouraçado alemão abriu fogo contra Danzig, cidade livre que contava com a presença de tropas polonesas.
Fases da Primeira Guerra Mundial A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (19) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918). Nos primeiros meses as tropas tiveram como estratégia a movimentação e a ocupação dos fronts.
Dentre os problemas estruturais que permaneceram após a Primeira Guerra estavam o alcance das ideologias militaristas expansionistas, as rivalidades econômicas entre as grandes potências industriais, a realidade do Imperialismo europeu e a ausência de mecanismos adequados de diplomacia internacional.
Fases da Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (19) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).