A ditadura civil-militar que vigorou no Brasil entre 19 teve como uma das formas de oposição a luta armada contra o regime. Os grupos intensificaram os debates e sua formação principalmente a partir de 1967, com a escalada de movimentações nas zonas urbanas e a intensificação da repressão.
A luta armada propriamente dita foi fruto de impasses e dissensos causados na esquerda após o golpe militar. ... Embora tenha assumido um caráter de resistência contra a ditadura, a luta armada tinha como objetivo não o retorno à ordem anterior ao golpe, mas a realização de uma revolução socialista no Brasil.
A contestação e a resistência por meio da imprensa alternativa, de movimentos artísticos e culturais, bem como a atuação do movimento estudantil foram abordados em outras sequências didáticas.
Um dos fundadores da ALN foi o guerrilheiro comunista Carlos Marighella. - MR 8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro): grupo guerrilheiro de extrema-esquerda de ideologia marxista. ... - VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares): grupo armado de extrema-esquerda que lutou contra o governo militar.
Esses jovens que aderiram a luta armada contra a ditadura foram derrotados porque o exército brasileiro possuía grande agilidade em encontrar e neutralizar quaisquer ameaças e combatentes, diferentemente da Colômbia, por exemplo, que teve uma guerrilha por décadas no país.
Esses jovens que aderiram a luta armada contra a ditadura foram derrotados porque o exército brasileiro possuía grande agilidade em encontrar e neutralizar quaisquer ameaças e combatentes, diferentemente da Colômbia, por exemplo, que teve uma guerrilha por décadas no país.
Os movimentos de resistência no campo foram duramente reprimidos desde 1964. Somente tomaram vulto a partir de 1979, com grandes greves de trabalhadores canavieiros do Nordeste e com as ocupações de latifúndios por trabalhadores do Sul e Sudeste, que conduziram à formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Por fim, com o endurecimento do regime, a partir de 1968, uma nova forma de resistência à ditadura surgiu no Brasil: a resistência armada. ... A repressão da ditadura contra esses grupos que atuavam no início da década de 1970 fez a resistência armada praticamente desaparecer do país.
A partir dessa perspectiva, grupos como a ANL, MNR, PCBR e a Ala Vermelha pretendiam a derrubada da ditadura militar, a expulsão dos imperialistas e a criação de um governo popular revolucionário.
Os movimentos de guerrilha no Brasil surgiram por volta dos anos 30 e ganharam força após o golpe militar que depôs João Goulart em 64, como forte oposição ao regime. Tinham como objetivo a libertação do país através uma revolução de viés socialista, mais especificamente Marxista-Leninista.