Quando este crescimento é exagerado, a adenoide pode preencher toda a nasofaringe, resultando em obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz, má qualidade do sono e voz anasalada, além de facilitar a ocorrência de otites.
O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal, que faz com que o portador respire somente pela boca, podendo prejudicar o desenvolvimento da musculatura da face e da arcada dentária, causar ronco, apneia do sono e acúmulo de secreção no interior do nariz.
As adenoides hipertrofiadas podem obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal, provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada e coriza persistente.
Qual o valor aproximado para remoção da adenoide? Custo dos honorários médicos para remoção de Adenoide é de 5.000,00 reais.
A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.
A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide.
Geralmente este tipo de cirurgia pode ser feito gratuitamente pelo SUS e inclui a retirada das adenoides, que é um conjunto de tecidos que pode infeccionar junto com as amígdalas, que fica a cima delas e atrás do nariz . Veja como é feita a cirurgia de adenoide.
Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
Geralmente, quando as adenoides são infectadas, o tratamento inicial pode ser feito com o uso de antibióticos, como a Amoxicilina, além de anti-inflamatórios ou corticóides, quando inflamam devido a alergias.