O homem é a medida de todas as coisas é um trecho de uma frase dita pelo sofista grego Protágoras. O significado de O homem é a medida de todas as coisas se refere à noção do relativismo, onde cada indivíduo compreende uma coisa de sus forma específica. ... Ou seja, cada indivíduo constrói sua própria verdade.
Protágoras (em grego clássico: Πρωταγόρας; Abdera, c. 490 a.C. — Sicília, c. 415 a.C.) foi um sofista da Grécia Antiga, célebre por cunhar a frase: "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Protágoras de Abdera foi um dos grandes filósofos sofistas na Grécia Antiga. É conhecido por sua célebre frase "O homem é a medida de todas as coisas". Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.
Toda verdade seria relativa a um determinado homem, grupo de homens ou sociedade. A filosofia de Protágoras sofreu críticas em seu tempo por dar margem a um grande subjetivismo: tal coisa é verdadeira. Assim, qualquer tese poderia ser encarada como falsa ou verdadeira, dependendo do ponto de vista de cada pessoa.
O objetivo desta pesquisa é analisar o sentido filosófico da sentença do sofista do século V a.C. Protágoras de Abdera: "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são".
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
A arte da persuasão ultrapassa todas as outras, e é de muito a melhor, pois ela faz de todas as coisas suas escravas por submissão espontânea e não por violência. A persuasão é soberana, porque não há nenhuma verdade acima da que um homem pode ser persuadido a crer.
O núcleo fundamental do pensamento de Protágoras é o seu relativismo ético e epistemológico expresso na seguinte afirmação: "O homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são, e das que não são pelo que não são ".
Frases de Sócrates "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância". "Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem". "Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos".
Ao afirmar que "o homem era a medida de todas as coisas", Protágoras inaugurava a ideia de que a verdade depende da experiência pessoal. Nascido em Abdera, na Grécia, Protágoras concluiu que qualquer afirmação sempre era relativa a um ponto de vista, a uma sociedade ou ao modo de pensar.