Os sons produzidos nas garrafas são todos diferentes, apesar das garrafas serem todas iguais! O que varia são as diferentes quantidades de água. Quando bates nas garrafas com a colher, a superfície da água treme. A esse tremer chamamos vibração.
Como fazer um Vidrofone?
Réguas de madeira, para o suporte, 5 garrafas de vidro, cordel, 5 rolhas novas, 5 camarões e um martelo de brincar. Uma tesoura, um furador, um canivete, um berbequim com broca de 3 mm, um martelo e cola de contacto. Este vidrofone pode ter ou não as garrafas apoiadas.
Como evoluíram as garrafas de vinho?
Os formatos atuais das garrafas de vinho evoluíram pouco nos últimos 100 anos, a não ser pela adoção da tampa de rosca (que modifica o gargalo e sua interação de resistência com o pescoço da garrafa) e pelas pesquisas e lançamentos de garrafas mais leves, que geram menor impacto no meio ambiente.
Será que um vinho de 3 litros fica melhor que uma garrafa de 750 ml?
"Nenhuma pesquisa séria até hoje foi capaz de dizer que um vinho armazenado em uma garrafa de 3 litros fica melhor no decorrer do tempo do que um armazenado em uma garrafa de 750 ml", afirma o Dr. Celito Guerra, enólogo pesquisador da Embrapa do Rio Grande do Sul.
Quais são os fenômenos sofridos pelo som?
Fenômenos sofridos pelo som. Como o som é uma onda, ele está sujeito a diversos fenômenos ondulatórios, confira quais são eles: Reflexão: A reflexão acontece quando o som é emitido em direção a algum anteparo elástico. A reflexão do som dá origem ao eco sonoro, por exemplo.