No século XVII, os holandeses realizam tentativas de estabelecer-se no Nordeste brasileiro, na Bahia (1624), em Pernambuco (1630) e no Maranhão (1641). ... O objetivo é recuperar para a Holanda o comércio de açúcar e de escravos no Brasil, fortemente prejudicado durante o domínio espanhol (1580-1640).
Preferiram invadir o Nordeste brasileiro pois eram os portos mais próximos da Europa e com o melhor clima para o cultivo de açúcar, coisa com a qual os holandeses já estavam familiarizados.
Eles vieram em busca de riquezas, depois de um golpe na economia holandesa. Eles "invadiram" o nordeste por causa do açúcar, pois era o maior produtor de açucar no Brasil, para vender na Europa, já que valia muito.
Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.
Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. Chegado o ano de 1640, a presença dos holandeses em território brasileiro esteve ameaçada pelo fim da União Ibérica. ...
Os holandeses tinham como objetivo montar uma colônia baseada na produção de açúcar, e a ocupação holandesa teve como grande nome o governador Maurício de Nassau, um alemão que esteve aqui de 16 e promoveu uma série de reformas e melhorias na cidade de Recife.
Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova Holanda, que incluía Pernambuco e outras capitanias. Seu principal interesse era controlar os centros de produção de açúcar.
A expulsão dos holandeses do Brasil gerou sérios problemas para a economia da Colônia portuguesa na América. Eles passaram a produzir açúcar nas Antilhas, região da América Central, comercializando-o a um preço mais baixo na Europa. ... Foi o início da decadência da empresa açucareira no Brasil.
As invasões holandesas no Brasil aconteceram ao longo do século XVII e tiveram como momento-chave quando os holandeses invadiram e ocuparam Pernambuco. A ocupação holandesa no Nordeste estendeu-se de 16 e teve relação com o envolvimento diplomático entre Portugal, Espanha e Países Baixos.
Uma segunda tentativa de invasão se deu em 1630, dessa vez em Pernambuco. Os holandeses conseguiram conquistar as vilas de Olinda e Recife. Houve combates, mas os invasores holandeses resistiram e estabeleceram o controle de uma extensa parte do litoral brasileiro que ia do Sergipe ao Maranhão.