O prendedor de gravata tem a função de manter a gravata bem alinhada e (presa) ao corpo, garantindo mais liberdade de movimento para as atividades do dia-a-dia, como lavar as mãos, escovar os dentes, almoçar e por aí vai.
O prendedor de gravata deve ficar entre o terceiro e quarto botão da camisa. É importante prender perfeitamente por trás da camisa, para que a gravata fique sempre fixa. E o ideal é deixar o prendedor sempre na horizontal (nunca inclinado).
Um clipe ou prendedor de gravata é um detalhezinho da alfaiataria masculina, que funciona como sinônimo de requinte e sofisticação. Ele é uma "tirinha" de metal que fica na gravata.
De acordo com a revista GQ o prendedor de gravata com corrente era popular no fim dos anos 40 e começo dos 50 nos Estados Unidos. Hoje em dia os itens ainda é um acessório popular para alguns cavalheiros. Você pode usar o prendedor de gravata com corrente no escritório e em algum evento mais elegante.
Para prender a abotoadura corretamente basta passar uma das extremidades pelas duas casas (orifícios) existentes e deixar que a parte mais larga impeça que o punho se solte.
Cores e estampas A combinação de cores é imprescindível em qualquer look. Eventos formais pedem gravatas de cores quentes, como dourada e marrom, e as frias mais tradicionais, como azul royal. Para homens que optam por usar gravata em looks diurnos, as cores rosa e vermelho chamam atenção e mantêm a elegância.
Embora as variações no estilo tenham mudado ao longo do tempo, a gravata sempre foi símbolo de poder e de respeito. "Os Exércitos do século XVII eram compostos de nobres. O lenço no pescoço sempre simbolizou status e formalidade. Até hoje ela é usada em ocasiões formais."
Modo de usar: solte uma das extremidades, passe a haste por um dos orifícios do colarinho da camisa, por baixo do nó da gravata, atravesse a ponta no outro orifício e rosqueie a tarraxa para firmar o prendedor.
As abotoaduras do tipo torpedo têm uma das pontas móveis e que giram. Enquanto um lado se move e fica encaixado nas casas dos punhos, o outro fica exposto e é onde, geralmente, existe um desenho ou detalhe.
Para usar botões de punho botão incline a parte inferior na lateral de modo a que esteja num ângulo de 90 graus em relação ás casas do punho. Introduze-o e, em seguida, volte a colocá-lo a direito. Praticamente da mesma forma como aperta um botão de uma camisa.