Características do calvinismo e visão de mundo. Calvino pregava que a salvação não dependia somente da fé própria, ele trata da predestinação, ou seja, o homem já nascia com destino traçado por Deus para vida eterna ou para sua condenação.
A atuação de João Calvino em Genebra começou no ano de 1536 com a publicação do livro "Instituições da religião cristã". Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento.
O Calvinismo, doutrina religiosa formada no período das Reformas Protestantes, tem por características principais os cinco pilares da salvação, ou os Cinco Aspectos da Graça (Graça Soberana Necessitada , Graça Soberana Específica , Graça Soberana Meritória , Graça Soberana Eficaz e Graça Soberana Perseverante).
Para João Calvino, a predestinação trazida na Bíblia dizia respeito ao fato de que Deus desejaria a salvação eterna para alguns, mas a condenação para outros. O calvinismo prega a predestinação absoluta, sendo muitas vezes incompreensível pelos mortais, dado o caráter onipresente e onisciente de Deus.
Nessa mesma cidade, o teólogo francês João Calvino (15) empreendeu uma nova compreensão dos princípios religiosos defendidos por Martinho Lutero. Na obra "Instituições da religião cristã", Calvino defendeu diversos princípios do pensamento luterano e reforçou a Teoria da Predestinação Absoluta.
Manutenção de dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Culto celebrado em inglês. Liturgia (cerimônia religiosa) semelhante à do catolicismo. Hierarquia eclesiástica semelhante à do catolicismo, menos o papa, pois o chefe da Igreja anglicana era o próprio rei.
Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.
Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.
Calvino foi um teólogo protestante suíço que criou a doutrina da predestinação. Segundo ela, Deus criou uma parte da humanidade para ser salva e outra para ser condenada. ... Essa doutrina é contrária à Bíblia, que ensina que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10: 34).