O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados.
Resíduos Líquidos: sem nenhum tipo de tratamento, a maioria das indústrias lançam esse tipo de resíduos nos rios e mares, comprometendo os cursos de água; Resíduos Gasosos: proveniente das fumaças lançadas pelas chaminés das indústrias, esses resíduos são lançados na atmosfera sem passar por tratamento prévio.
Reciclagem de lixo industrial O lixo industrial pode conter produtos de ordens diversas, como plásticos, vidros e madeira. Tais resíduos podem ser reciclados, queimados a altas temperaturas ou encaminhados a aterros industriais.
Coleta. Uma indústria é um grande gerador de resíduos (produz mais de 200 litros de lixo/dia). Então, segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), isso significa que, em vez de deixar para a prefeitura fazer a coleta desse material, ela deve contratar uma empresa especializada para esse descarte.
De acordo com um estudo feito pelo Hospital Albert Einstein, o maior risco desse tipo de lixo é o lixo infectante, que é caracterizado pela presença de sangue, secreções, tecidos, órgãos, além de material proveniente de áreas de isolamento (como o que acontece com os pacientes do COVID-19).
O lixo industrial é resultado das atividades de produção dos mais diversos segmentos industriais e se tornou um dos maiores responsáveis por danos graves ao meio ambiente. Com alta presença de produtos químicos e tóxicos estes resíduos oferecem sérios riscos à saúde ambiental, quando despejados de maneira incorreta.
Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas.
Segundo a norma brasileira da ABNT - NBR 9800/1987 que estabelece os critérios para lançamento de efluentes no sistema coletor público de esgoto sanitário, denomina que efluentes industriais são despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, incluindo os originados nos processos de produção, as ...
Exemplos de resíduos são as cinzas, lodos sólidos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros e cerâmicas. ...
São eles: