Desse modo, para utilizarmos com segurança cada faixa do Espectro Eletromagnético é necessário conhecermos os níveis de energia de cada faixa e seus efeitos e possíveis danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Nos níveis mais altos do espectro eletromagnético - ou seja, muito acima das frequências usadas pelos telefones celulares - há riscos claros de exposição prolongada à saúde. Os raios ultravioletas do Sol se enquadram nessa categoria prejudicial à saúde e podem levar, por exemplo, ao câncer de pele.
O espectro eletromagnético é a distribuição das ondas eletromagnéticas, visíveis e não visíveis, de acordo com a frequência e o comprimento de onda característico de cada radiação. ... Quando as frequências são superiores à da luz violeta, as radiações são classificadas como ultravioletas.
O espectro eletromagnético é o conjunto de todas as possíveis frequências de ondas eletromagnéticas que existem. ... O espectro eletromagnético é, geralmente, apresentado em ordem crescente de frequências, começando pelas ondas de rádio, passando pela radiação visível até a radiação gama, de maior frequência.
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.
A radiação eletromagnética artificial gerada pela fiação elétrica e por celulares, telefones sem fio ou eletrodomésticos envolve nossa vida diária. ... Os efeitos induzidos pelas radiações eletromagnéticas podem ser térmicos ou atérmicos, que são os que geram maior risco ao produzir alterações biológicas.
Em 1979, Wertheimer & Leeper apresentaram um estudo indicando que os ambientes expostos aos campos eletromagnéticos de 50 e 60 Hz podem aumentar o risco de doenças crônicas – mortalidade por câncer em crianças.
Para que Serve e Como é Utilizado? O espectro eletromagnético mede as ondas eletromagnéticas. Elas têm a mesma velocidade, mas diferem em frequência e em comprimento. Essa mediação é feita através das faixas do espectro, que indicam a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.
A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia. ... Os fótons carregam quantidades discretas de energia chamadas de quanta.