O que precisamos para competir, para conquistar ou minimizar defeitos de uma equipe? Essa foi a primeira lição do filme. Não tomar decisões sem antes temos as perguntas corretas. 2 – LIDERANÇA!
Na verdade, "O Homem que mudou o Jogo" não é sobre baseball é sobre um homem que através de seu empenho em transformar uma realidade injusta encontrou junto com um colega de trabalho a formula "matemática" do sucesso, ou seja, é uma imersão ao inconsciente de um ser humano obcecado pelos seus princípios.
A inovação que pode mudar o jogo é o foco do filme O Homem que Mudou o Jogo. Muitas vezes pensar fora da caixa e fazer tudo diferente pode ser a única saída. Assumir riscos traz insegurança, mas é também fundamental para mudar as formas de se fazer as coisas.
"Nunca aconteceu", disse ele. "Isso é Hollywood". Supostamente, a produção do filme entrevistou gerente dos A's, Art Howe antes de lançar Philip Seymour Hoffman para interpretá-lo como um gordinho desleixado e hipócrita. Na verdade, Howe era magro, atlético, e um cara genuinamente legal.
O filme narra de forma bastante didática como Beane, ao invés de investir uma grande quantidade em nomes consagrados do esporte, foi capaz de analisar estatísticas de jogo e tomar decisões baseadas nelas, contratando jogadores às vezes desconhecidos que, dentro da proposta de jogo do time, tinham muito a oferecer, ...
Lançado em 2012, Moneyball obteve seis indicações ao Oscar incluindo o de melhor filme. Com Brad Pitt no papel do gerente geral do Oakland Athletics, o filme é baseado na história real que mudou a forma como os times da Major League Baseball montam e escalam seus times.
Ao invés de se apoiar na intuição e experiência dos olheiros, Brand seleciona jogadores baseado quase que exclusivamente na porcentagem de vezes que eles chegam em base.
Com isso, chegamos na principal lição de Moneyball: se você pensar como a maioria, ganhará e perderá como a maioria. A única forma de obter melhores resultados é operando fora do consenso, mesmo que caiam em cima de sua análise.
Beane é tão focado, que não suporta sequer assistir a um jogo no estádio, preferindo dirigir sem destino enquanto escuta a narração no rádio do carro. Ele está totalmente ciente de que, se seguir as teorias suas e de Peter, e o time for mal em campo, nunca mais conseguirá um emprego na área.
Enredo. Billy Beane, gerente geral do Oakland Athletics, não está feliz com a derrota de seu time para o New York Yankees na pós-temporada de 2001.