Para ser considerado um país, mais do que uma declaração, um território precisa ser administrado por um governo e ser reconhecido pelos demais países. O mundo conta, atualmente, com 193 países distribuídos por cinco diferentes continentes.
Estados-membros da ONU parcialmente não reconhecidosNomeReivindicaçõesRepública da Arménia—República do ChipreChipre do Norte reivindica parte da ilha de ChipreRepública Popular Democrática da CoreiaA Coreia do Sul reivindica ser o único governo legítimo da Coreia.
O direito de tornar-se membro das Nações Unidas cabe a todas as nações amantes da paz que aceitarem os compromissos da Carta e que, a critério da Organização, estiverem aptas e dispostas a cumprir tais obrigações. A ONU possui hoje 193 Países-membros.
O conceito oficial de país foi definido pela Convenção Internacional de Montevidéu, realizada no ano de 1933, e faz referência a uma unidade política que possui: a) um território definido, b) uma forma de governo estabelecida, c) capacidade de relacionar-se comercial e politicamente com outras nações e d) o ...
Uma cultura conformista e concentrada, um senso de objetivo coletivo ou até um Estado onde exista apenas um partido, sem oposição, frequentemente são elementos que podem ser observados entre os países mais bem colocados.
lista de países históricos não reconhecidos ou parcialmente reconhecidos dá uma visão geral de entidades geopolíticas extintas, que desejavam ser reconhecidas como estados soberanos, mas não tiveram reconhecimento diplomático mundial.
Existem 195 países no mundo hoje. Este total compreende 193 países integrantes da Organização das Nações Unidas e dois países observadores: Vaticano-Santa Sé e o Estado da Palestina, este representado na ONU pela Autoridade Nacional Palestina. Não estão na lista dos 195 países: Taiwan, Ilhas Cook e Niue.