Criar cabras não requer grandes investimentos nem manejo criterioso
O preço pode variar bastante, entre 8 reais, dependendo se for macho ou fêmea o preço também varia.
Principais vantagens da criação de cabras: -Tamanho (menor consumo de alimento, maior número de animais/área); -Eficiente substituta para a produção de leite onde há problemas de exploração de leite de vaca (por exemplo, em áreas muito declives);
De acordo com a zootecnista Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área de forragicultura, se houver uso estratégico da irrigação e de suplementação alimentar, a pastagem cultivada permite a manutenção de até 70 cabras em lactação em 1 hectare de pasto cultivado.
O chiqueiro recomendado para a criação de caprinos deve ser rústico, destinado ao abrigo e manejo dos caprinos. Deve ser construído utilizando materiais existentes na propriedade, tais como madeira redonda e palha de babaçu ou carnaúba para a cobertura, com piso de chão batido (Figura 16).
Um exemplar de Saanen pode custar de R$300,00 reais a R$3.000,00 reais.
Cabras e cabritos Cabra 600,00 Cabra com filhote de ,00 Do filhote o pai é saanen puro.
Esses animais são utilizados para o consumo das famílias, podendo ainda serem comercializados com facilidade nos mercados regionais. Além disso, são uma das principais alternativas para produtores do Semi-Árido brasileiro como efetiva ajuda para a sobrevivência com alimento e melhoria da renda.
SISTEMAS: As cabras podem ser criadas em três sistemas. No extensivo, os animais ficam soltos no pasto. No semi-intensivo, parte do dia a criação pasta e depois recebe suplementação de volumoso e concentrado no cocho. Já no intensivo, os caprinos são mantidos confinados e toda a alimentação é fornecida no cocho.
No caso de animais adultos, por exemplo, a área deve ser de um metro quadrado para cada animal em piso ripado, 1,20 metro quadrado se o piso for de cimento, 1,5 metro para piso de chão batido.