Leilão de sucata: como participar Daí, basta ter RG, CPF, comprovante de residência e cadastro como empresa de Desmonte no Detran (Sucateiro) em mãos e ficar atento às notícias para aproveitar uma oportunidade de arrematar "sucata".
Os editais dos leilões de veículos apreendidos e sucatas determinam que apenas pessoas jurídicas, com inscrição ativa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), podem adquirir veículos classificados como sucata para que realizem o desmonte e possam vender peças usadas ou mesmo o ferro velho.
Os veículos considerados aptos para circular poderão ser arrematados por pessoa natural ou jurídica. Quem pode comprar sucata? Somente os desmontes credenciados no órgão de trânsito, nos termos das Portarias Detran. SP n.º 942//14.
Quem quiser participar do leilão deve se inscrever pelo site da empresa responsável, que pode ser acessado pelo portal do Detran-SP: https://bit.ly/3mnNNVC. Após a inscrição, a pessoa receberá uma senha necessária para a participação.
Um carro arrematado como sucata, assim definido no edital de um leilão judicial, não pode ser consertado para uso pessoal e voltar a trafegar pelas ruas, segundo decisão unânime da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Conforme o Coordenador de Leilões do Detran-MS, Túlio Brandão, sucata aproveitável são veículos cujas peças poderão ser reaproveitadas em outro veículo, com inutilização de placas e chassi em que conste o número de identificação veicular e só pessoas jurídicas podem participar.
Documentação necessária para o desmanche de carros Boletim de ocorrência policial ou declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório, informando e solicitando o motivo da baixa do veículo; Cópias e originais do documento de identidade atualizada e CPF; Formulário preenchido e assinado; Recolhimento do DAE.
Um carro arrematado como sucata, assim definido no edital de um leilão judicial, não pode ser consertado para uso pessoal e voltar a trafegar pelas ruas, segundo decisão unânime da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nos leilões do órgão, aliás, os débitos anteriores à compra são por conta do Detran, como IPVA atrasado. Resta ao consumidor pagar a comissão do leiloeiro, de 5% do valor total, o licenciamento do ano e a taxa de transferência do documento do veículo.
Qualquer pessoa física pode participar ativamente do evento promovido pelo Detran, bastando comparecer ao dia do evento para fazer parte do leilão.