Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de água em reservatórios. Pouco depois o asfalto já pavimentava estradas no Oriente Médio. Na época, ele era feito com piche retirado de "lagos pastosos". Hoje ele é extraído do petróleo.
Para a aplicação do asfalto quente para obra é preciso um processo de aquecimento do material, o despejo da mistura de asfalto quente para obra sobre a área desejada e por último, a mistura deve ser compactada para atingir o ponto de densidade necessário para atender o projeto.
petróleo O asfalto é obtido a partir do petróleo, em um processo de separação de misturas denominado de destilação fracionada. Como o petróleo é uma mistura homogênea líquida, ele tem que passar por um processo de aquecimento e, em seguida, de resfriamento para que seus componentes sejam separados.
Segundo o Instituto Pavimentar, o asfalto pode ser definido como um material de consistência variável, aderente, altamente impermeabilizante e durável, constituído por betume obtido diretamente de jazidas (asfalto natural) ou por meio do refino do petróleo.
Os principais tipos de asfalto usados na construção de asfalto são: cimentos asfálticos de petróleo (CAP), asfaltos diluídos de petróleo (ADP),emulsões asfálticas iônicas, não – iônicas e catiônicas, emulsões asfálticas aniônicas, asfaltos oxidados por catálise (catalíticos), além dos tipo de asfaltos poliméricos e ...
Piche é o nome dado ao asfalto líquido, apesar de não ser utilizado dessa forma nas terminologias técnicas dentro dos estudos de pavimentação na engenharia. Dessa forma, o piche é uma mistura do betume com outros minerais, conforme a necessidade de aplicação em cada situação.
C.B.U.Q – Revestimento O método consiste no transporte da massa através de caminhões basculantes da usina até sua aplicação, devidamente cobertos com lona. Após aplicada com a vibro acabadora, deverão ser utilizados os rolos pneumáticos e lisos até a perfeita compactação do material.
O asfalto frio para pavimentação refere-se a um concreto betuminoso, o qual é usinado a quente, mas tem sua aplicação a frio, sendo não emulsionado e transformado por meio de polímeros para borracha, com Cap 50/70, agregados pétreos similares ao asfalto comum.
O asfalto é normalmente formado de três componentes materiais: o ligante, o agregado e os finos. Alguns materiais de revestimento incluem aditivos, tais como adesivos, polímeros, fibras e material reciclado. O ligante em uma mistura asfáltica é conhecido como betuminoso, isto é, contém betume em alguma forma.
Essa combinação é feita de britas (agregados graúdos), areia (agregados miúdos), filler calcário, cal hidratada e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Juntos, formam a mistura asfáltica que deve obedecer a padrões técnicos.