Podem entrar no lugar do feijão a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e a soja.
Vagem tem propriedades antioxidantes e é fonte de ômega 3 Por ser rico em ácido fólico, o alimento evita doenças cardiovasculares e coágulos sanguíneos, assim como reduz as taxas de gordura nos vasos e a pressão arterial.
Ficar sem comer feijão não acarretará problemas se este for substituído por outros alimentos fonte de vitaminas e minerais que ele contem. O feijão faz parte da família das leguminosas, desta forma, outros alimentos desta podem substituí-lo.
Abóbora paulista, moranga ou cabotiá, também de pigmento laranja, são ótimos substitutos.
Além de prevenir sintomas de anemia, os alimentos ricos em ferro são essenciais para o transporte de oxigênio
Utilizar corantes naturais como urucum ou açafrão, ou legumes e verduras como o espinafre ou a cenoura, ajuda a deixar o prato mais nutritivo e colorido. Colocar molho de tomate caseiro no feijão também é uma boa dica para deixá-lo com mais sabor e também mais cremoso", complementa.
O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...
O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.
Além disso, ao retirar o arroz e feijão do prato, naturalmente, aumentamos a quantidade de carne, que possui bem mais gordura. "Assim, a pessoa acaba consumindo as mesmas calorias em um prato até menor", ressalta Muriely.
A vagem tem nutrientes que contribuem com o sistema imunológico, como as vitaminas C e A. Seus nutrientes e minerais ajudam a manter a integridade das mucosas, o que ajuda na defesa contra agentes externos. Além disso, atua na produção e ativação das células de defesa e anticorpos.