Professora: Moisés Centenaro CAMAPUÃ 2015 1 - O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? ... R: Penso que Platão está em parte certo, pois em certas situações um governante pode ser um bom administrador, mas acaba pecando na interação com os demais.
Quem sabe mais não será necessariamente um bom governante, pois para governar a pessoa tem que ter outras qualificações também, pois o conjunto é que vale no final.
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do "ser" e das "essências" o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). ... Portanto a metafísica pode ser considerada o estudo das coisas que estão além da física.
Um termo grego ("dēmiourgós") que pode ser traduzido como artesão derivou, em nossa língua, em demiurgo. ... O demiurgo pode ser entendido como um executor ou organizador da realidade. Segundo Platão, o demiurgo é responsável por copiar ideias (perfeitas) na matéria (imperfeita).
Isso quer dizer que as ideias e a matéria já existiam antes, compondo, junto com o demiurgo, as três realidades fundamentais da cosmogênese platônica. A teoria das ideias também costuma ser estudada em seus aspectos epistemológicos, como teoria do conhecimento.