A melhor destinação para o lixo orgânico e lixo verde é a compostagem, que pode ser realizada na propriedade rural ou recolhida por usinas interessadas em receber esse tipo de material para produzir fertilizante orgânico.
No entanto, o lixo orgânico doméstico produzido nessas propriedades rurais pode ser transformado em energia, em biofertilizantes e até mesmo em artesanato. Além disso, utilizar da compostagem como forma de transformar resíduos em adubo é uma ótima alternativa e bastante sustentável.
colocar duas lixeiras na cozinha: utilizar uma para o lixo orgânico e outra para os dejetos recicláveis; promover o descarte dos itens eletrônicos e de materiais volumosos de modo mais consciente; criar o hábito de utilizar sacola retornável e evitar levar mais embalagens ou sacolas de plástico para casa.
O melhor meio para o tratamento do lixo ainda é a coleta seletiva, por meio da separação, nas propriedades, em categorias como vidro, papel, metais e lixo orgânico.
– evitar o excesso de embalagens e o consumo de descartáveis; – reaproveitar embalagens de latas, metais, plásticos; ... – reciclar papéis, vidros, metais e alguns tipos de plásticos que podem ser utilizados como matéria prima na confecção de novos produtos.
Na fazenda, esse lixo é mantido em fossos e depois espalhado sobre os campos. Se for mal espalhado, formando camadas espessas, os ciclos naturais de decomposição não ocorrerão. Isso faz com que uma certa quantidade desse lixo seja levado para os lençóis freáticos ou para rios e riachos, causando a poluição da água.
1-Quando falamos em lixo agrícola, estamos nos referindo ao lixo proveniente da agricultura e da pecuária. Podemos citar como exemplo o estrume, fertilizante, sobra de ração, embalagens de defensivos usados na agricultura e etc.