A maior concentração de microorganismos e matéria orgânica pode ser encontrada nesses dois a oito centímetros de solo; no entanto, a quantidade de matéria orgânica varia em diferentes tipos de solo. A maior parte da atividade biológica do solo na Terra pode ser encontrada nesta camada.
Os primeiros adotam a seguinte série para o que denominam de camadas: solo orgânico (camada superficial dessimétrica rica em matéria orgânica); solo superficial (camada bastante afetada pelo intemperismo e pelos processos de laterização e pedogênese, cuja espessura varia de 0,5 m a alguns metros); solo saprolítico ou ...
O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.
O solo corresponde a camada superficial da crosta terrestre, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida na terra, visto que dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência.
A crosta é a camada superficial da Terra, também conhecida como litosfera. Ela é conhecida por ser a camada rochosa onde pisamos e desenvolvemos nossas atividades cotidianas. Abriga os biomas, animais, cadeias montanhosas, entre outros, sendo a mais importante para os humanos.
A camada superficial é a camada de um fluido turbulento mais afetada pela interação com uma superfície sólida ou uma superfície que separam um gás e um líquido.
A camada superficial é a camada de um fluido turbulento mais afetada pela interação com uma superfície sólida ou uma superfície que separam um gás e um líquido.
crosta terrestre crosta terrestre - camada superficial sólida que envolve a Terra.
Os solos evoluídos possuem normalmente várias camadas sobrepostas, designadas por horizontes. Estas camadas são formadas pela acção simultânea de processos físicos, químicos e biológicos e podem distinguir-se entre si através de determinadas propriedades, como por exemplo a cor, a textura e o teor em argilas.