As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum: o solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.
A falta d'água e o clima instável faz com que a vida nesses locais seja complicada. Não é nada fácil. Além do clima altamente seco e da água escassa, as mudanças de temperatura são enormes: de dia, o calor é de rachar, acima dos 40 ºC; de noite, faz frio abaixo de zero.
Pode-se chamar de deserto qualquer região estéril que sustente poucas formas de vida. ... Comumente, porém, considera-se deserto uma região que é estéril por ser árida ou seca, como o deserto de Atacama, no Chile. Neles, é comum chover menos de 130 mm por ano, chuva que, além de ser pouca, cai de modo irregular.
Existem dois tipos de climas desérticos: desértico quente e desértico frio. A diferença entre os climas desérticos depende da precipitação, que ocorrer na forma de chuva ou de neve. Os geógrafos denominam de desertos quentes aqueles que recebem a precipitação em forma de chuva.
Tipos de desertos
Localizado no estado do Tocantins e ocupando uma enorme área de 34 mil km2, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão.
A vida de alguém que vive em um deserto não é fácil, principalmente em relação ao clima seco, a escassez de água e em casos mais extremos até de alimento. ... A comida também tem que ser preparada com cuidado, nada de locais abertos nesses casos.
Uma pessoa normal sobrevive, em média, por cerca de 75 minutos quando a temperatura da água é menor que 6ºC. São poucos os relatos de pessoas que sobrevivem por mais tempo.
O bioma denominado deserto é encontrado em regiões de baixa umidade, onde existe uma grande variação na temperatura ao longo do dia, com pouca ou quase nenhuma precipitação ao longo do ano e o clima é predominantemente seco.
No Brasil, os pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras. Desertos: Localizam-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas).