A doação pode ser, tanto de órgãos (pâncreas, rins, fígado, coração e pulmão) quanto de tecidos (pele, córnea, ossos, cartilagem, válvula cardíaca, medula óssea e sangue do cordão umbilical). Algumas podem ser feitas em vida — como a doação de rim, medula óssea e parte do fígado.
A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.
Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Quem doa sangue para quem?Pode doar para:Pode receber doação de:Sangue tipo A-A+, A-, AB+ e AB-A- e O-Sangue tipo B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-Sangue tipo B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-Sangue tipo AB+AB+A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Alguns doam sangue ou plaquetas para amigos, familiares e conhecidos que precisam. Outros, porque sabem que também podem vir a precisar um dia. Tem aqueles que doam por solidariedade ou para exercer sua cidadania.
Existem órgãos e tecidos que só podem ser doados após o falecimento, sendo a córnea um deles. Para este tipo de doação é necessária a autorização da família, então o que você pode fazer é informar a sua família em vida do seu desejo de tornar-se um doador.
Fígado: é um órgão que tem a capacidade de regenerar-se, por isso, o doador pode doar parte de seu fígado, em vida.
A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.
O organismo demora, aproximadamente, 24 horas para repor o volume do sangue doado, através da mobilização de líquidos para dentro dos vasos e cerca de um mês para refazer os glóbulos vermelhos.