É importante observar que a Aprendizagem Baseada em Projetos funciona de modo a desenvolver habilidades como autonomia, proatividade e curiosidade para a resolução de problemas. Também fomenta a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe, tanto entre os alunos quanto entre estudantes e professor.
A aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta. Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o aluno é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada.
A aprendizagem baseada em projetos é muito interessante. Os professores devem dar um salto de criatividade na forma de se relacionarem: eles passam a atuar como orientadores, mas com sensibilidade para não podarem as ideias dos alunos.
A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma das práticas de ensino mais eficientes do século 21. Conhecido também pelas siglas ABP e PBL, de Project Based Learning, o modelo oferece aos alunos a oportunidade de identificar problemas reais e agir de maneira ativa e colaborativa em busca de uma solução.
Escopo do projeto São as tarefas que devem ser cumpridas para que um serviço, produto ou resultado, seja apresentado com as particularidades determinadas previamente.
Quais os fatores que caracterizam a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP)? A ABP se caracteriza por projetos de longa duração, com temas trazidos pelo professor e/ou alunos e tem como premissa os alunos trabalhando em grupo e como protagonistas do processo.
Aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico.
O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.
PBL ou Problem-based learning, é uma prática pedagógica empregada em muitas escolas médicas. Enquanto existem muitas variantes da metodologia, a abordagem inclui a apresentação de um problema para um pequeno grupo, que iniciará uma discussão durante algumas sessões.