A palheta ou plectro é um pequeno objeto de formato vagamente triangular, utilizado para pinçar as cordas de instrumentos musicais como o bandolim, cavaco, contrabaixo elétrico ou guitarra. Existem diversos formatos, materiais e espessuras.
uso tazos (aqueles de biscoito mesmo). primeiro lixo o tazo ate ficar branca, depois risco com outra palheta por cima para fazer o molde, depois corto e por ultimo vou fazendo o acbameno com uma lixa. é muito facil, barato e ate gostoso ( o biscoito).
Uma batida é quando você toca duas ou mais cordas em uníssono, ao invés de puxar cada uma individualmente. Para fazer isso sem uma palheta, use a superfície dura da sua unha do dedo indicador (na sua mão direita se você é destro, ou na mão esquerda se é canhoto).
A palheta para violão e guitarra também é conhecida como plectro. O certo é segurá-la entre seu polegar e seu indicador firme o suficiente só para fazê-la raspar nas cordas. Não segure a palheta com muita força, como se você quisesse arrancar as cordas com ela. Deixe-a raspar suavemente.
As palhetas "pontudas" costumam ser melhores para tocar com mais velocidade e produzir um som mais agressivo. Já as com pontas arredondadas são ideias para produzir sons aveludados, encorpados.
Na música popular não é errado tocar violão com palheta, na realidade ela é essencial. Nos estilos que mencionamos antes (sertanejo, rock, pop), é bem comum usarmos palheta para que se tenha um som mais potente do violão e também, a depender da palheta, para se ter uma sonoridade mais brilhante.
Normalmente, elas variam entre 0.38mm até 3.0mm. As mais finas NÃO são boas para solo. Portanto, se você é apaixonado por guitarra solo a melhor escolha seria uma palheta mais grossa. Por outro lado, se você gosta de tocar batidas rítmicas as palhetas finas são uma boa escolha para você.
"Elas não se desgastam e não desgastam as cordas, pois é de metal e aço mais macios. ... Muitas palhetas ficam presas debaixo da corda, o que não acontece com a moeda, que é redonda. Uma moeda de 10 centavos também funciona", afirmou.
Arrume um CD velho, um cartão de crédito descartado, um pedaço de papelão resistente ou uma tampa de plástico de achocolatado, leite em pó ou cereal em flocos. Contorne a palheta sobre o material escolhido. Recorte a palheta e pinte-a como achar melhor. Cole um pedaço de fita adesiva em uma das faces da palheta.
O braço não deve se movimentar, apenas o pulso é o suficiente. Isso te dar um maior controle na movimentação. No vídeo acima, perceba como os três outros dedos ficam livres. Lembrando que você pode flexioná-los também, reforçando, depende do seu gosto pessoal.