O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, lesões neurológicas e problemas hormonais. "Pode estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireoide, alterações do sistema nervoso e infecções. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista e/ou um neurologista", diz a Dra.
O que causa a transpiração excessiva? Esta condição pode resultar de calor intenso ou da prática de exercício físico. No entanto, quando uma pessoa sua em excesso da cabeça, da testa, do peito ou das costas sem razão aparente, é provável que esteja a lidar com hiperidrose.
O cheiro do suor fica mais adocicado Essa é uma estratégia da natureza animal para proteger a fêmea que está gestando, seja ela humana ou não. O suor mais adocicado exalado por ela excita menos os machos ao seu redor, mantendo-os afastados.
A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.
É normal que haja maior produção de suor durante exercícios físicos muito intensos, sendo importante a pessoa fazer hidratação adequada durante a atividade física, mas algumas pessoas suam mesmo paradas e em qualquer situação, sendo esta condição conhecida como hiperidrose. Entenda o que é a hiperidrose e como tratar.
Suor excessivo: como tratar
Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia. - Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal.
O odor diferente da urina, como a amônia, por exemplo, pode indicar um quadro de infecção urinária, já uma urina com cheiro adocicado está relacionada ao diabetes.
Está havendo um engano, é simplesmente impossível que não haja minerais em seu suor. Essa presença, aliás, é uma pré-condição para que você consiga transpirar. O que acontece é que a concentração do suor sofre variação de pessoa para pessoa.