Vários fatores podem causar o surgimento desse som interno, como exposição a barulhos intensos, envelhecimento, diabetes, infecções de ouvido, traumas auditivos, entre outros. A hiperacusia é uma das complicações do zumbido.
O tratamento contra a hipersensibilidade auditiva envolve o uso de medicamentos. Para aliviar as dores e a irritação ao ouvir os sons, podem ser receitados analgésicos. Já os ansiolíticos ou os antidepressivos são recomendados para controlar a ansiedade e o estresse do paciente que sofre com o problema.
A causa imediata mais comum de hiperacusia é a superexposição a níveis excessivamente elevados de decibéis. Algumas pessoas passam a sofrer de hiperacusia quando submetidas repentinamente a um som muito alto como o disparo de uma arma, o estouro de um pneu, o desdobrar de um airbag, etc.
O tratamento com terapias sonoras vale para quem tem hiperacusia. A terapia auditiva é usada para dessensibilizar o ouvido e como a audição não desliga nunca, é um tratamento possível de ser feito durante o sono. A pessoa é exposta a um som agradável, que pode vir de uma fonte de água ou outros barulhos de natureza.
Na hipersensibilidade auditiva ocorre uma diminuição dessa tolerância a sons comuns do dia a dia, como TV, rádio, conversas, trânsito, eletrodomésticos, mastigação, respiração, digitação, talheres batendo, chinelos arrastando, etc. Mais isso nem sempre é "escutar bem demais".
Como diminuir a sensibilidade auditiva no Autista?
Hipersensibilidade auditiva é o incômodo ao ouvir os sons do ambiente, como o toque do celular, o latido dos cães, o tilintar de talheres e pode ser dividida em três tipos: A Hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.
Assim, tecnicamente a palavra hiperacusia significa "muita audição" ou "audição excessiva". Os pacientes a descrevem como se pudessem ouvir sons que outras pessoas não podem. Na verdade, o sentido correto da hiperacusia é o da hipersensibilidade a sons, em termos de desconforto.
O tratamento da hiperacusia exige um acompanhamento multiprofissional tanto do otorrinolaringologista quanto da fonoaudióloga e eventualmente do psiquiatra e/ou psicólogo.