Mulheres que tomam anticoncepcionais há muito tempo podem também ter sangramento de escape menstrual devido ao organismo "acostumar" com a pílula, e quando isso passa a acontecer com frequência, é hora de conversar com o médico ginecologista para aumentar a dose ou mesmo trocar o medicamento.
A maior parte dos anticoncepcionais tem um período de adaptação de 3 meses. Neste período, a menstruação pode ficar irregular e a menstruação pode persistir por longos períodos. O médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. O padrão menstrual mais comum é ter escapes eventuais.
Sim. Quem usa a pílula anticoncepcional e realiza uma pausa entre uma cartela e outra menstrua. Essa menstruação comumente apresenta um fluxo menor do que aquele comparado ao antes de usar a medicação. A duração dos dias da menstruação também pode ser menor.
Em quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.
De acordo com a profissional, o escape costuma ser autolimitado. "Apenas persistir com o uso regular [do anticoncepcional]" já é uma alternativa para extinguir o sangramento. "Outra opção seria fazer o intervalo [entre as cartelas do anticoncepcional] e, como último caso, modificar a medicação", sugere.
O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.
O alerta só precisa acontecer caso o sangramento for mais forte e persista por mais do que três dias. Então, é importante ir ao ginecologista e fazer um exame de diagnóstico, para identificar se a causa tem relação com o anticoncepcional ou se há algum outro problema hormonal.
Algumas mulheres precisam de uma dose hormonal maior para segurar a menstruação. Existem diversas medicações que podem ser usadas para reduzir ou cessar a menstruação, como anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos, doxiciclina, anticoncepcionais, etc. Discuta com a sua médica a melhor medicação.
É possível engravidar menstruada mesmo tomando pílula anticoncepcional? Sim, mas é muito raro. Se os anticoncepcionais forem tomados corretamente, as chances são muito pequenas.
Sua menstruação não desceu durante a pausa do anticoncepcional, aguarde, mas não deixe de tomar a pílula corretamente: não adiante ou atrase o início da próxima cartela. É necessário voltar a ingerir os comprimidos na data programada. Se o fluxo menstrual não normalizar, não hesite em procurar seu(a) ginecologista!