Boca seca pode estar fazendo com que sua boca fique salgada, o que significa que você tem um risco aumentado de cáries e doenças nas gengivas. A saliva lava as partículas de alimentos dos dentes e desencoraja o crescimento de bactérias que causam a cárie dentária.
A boca seca pode causar um gosto salgado na boca, o que significa que você corre um risco maior de ter cárie e doença periodontal. A saliva remove restos de alimentos dos dentes e inibe o crescimento de bactérias que causam a cárie.
Então quando a pessoa perde o olfato, ela, na verdade, vai ter uma alteração do sabor dos alimentos, mas o salgado, o doce, o amargo e o azedo, ela continua sentindo. Muitas pessoas que contraíram COVID-19 relatam a perda do cheiro e gosto, o que chamamos de ANOSMIA.
Doenças autoimune Uma doença autoimune pode ser a origem da alteração do paladar, como a síndrome/doença de Sjögren, caracterizada principalmente pela manifestação de secura intensa ocular e na boca associadas à presença de autoanticorpos ou sinais de inflamação glandular.
A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.
A disgeusia é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos.
Comer alimentos açucarados ou doces pode causar um sabor residual temporário na boca. No entanto, um sabor doce persistente na boca pode ser um sinal de uma condição mais grave. Um sabor doce na boca pode ser um sinal de que o corpo tem problemas para regular o açúcar no sangue, o que pode ser devido ao diabetes .
De uma perspectiva médica, o gosto é o que você faz com suas papilas gustativas, que são encontradas na língua, mas igualmente em outras partes da boca e na parte superior da garganta. Aquelas papilas gustativas pegaram a sensação das sensações de sal, de doce, ácidas, amargas, e saborosos conhecidas como o umami.
Pacientes com coronavírus que perderam o paladar realmente não conseguem distinguir entre amargo ou doce. Os especialistas suspeitam que isso ocorre porque o vírus afeta as células nervosas diretamente envolvidas com a sensação de cheiro e paladar. Os principais sintomas do coronavírus são: Febre alta.