A eritromelalgia é uma síndrome rara em que pequenas artérias (arteríolas) da pele se dilatam periodicamente, o que provoca dor semelhante a queimação, sensação de pele quente, bem como vermelhidão nos pés e, com menos frequência, nas mãos. A eritromelalgia é uma doença arterial periférica funcional.
A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer como consequência de uma lesão nos nervos das pernas ou pés, geralmente causada por situações como neuropatia diabética, deficiências nutricionais ou infecções, por exemplo.
Acontece devido a uma inflamação nas articulações e juntas. A chamada osteoartrite (artrose) é uma doença degenerativa e afeta, principalmente, os idosos. Essa inflamação geralmente atinge a região próxima às pontas dos dedos, nas articulações ou na base do polegar.
A causa mais frequente na prática clínica de dor tipo queimação, ardência e dormência nos membros como descreveu é Polineuropatia. Esta doença se caracteriza por comprometimento dos nervos periféricos, e existem várias causas possíveis como Diabetes, deficiência de vitaminas e até alguns medicamentos mais específicos.
O azeite pode ser seu aliado tanto antes de cortar pimenta quanto na hora em que a sua mão estiver ardendo. Isso porque esse ingrediente vai ajudar a dissolver as substâncias que provocam o ardor na pele. Para isso, basta colocar uma quantidade pequena nas mãos e esfregar o azeite por elas, formando uma fina camada.
Depois de lavar as mãos, aplique um hidratante Aposte em um creme que contenha ceramidas, para restaurar a barreira da pele, glicerina para a hidratação e ácido hialurônico, para reter essa hidratação, deixando a região mais macia e evitando rachaduras ou descamações.
A sensação de choques nas pontas dos dedos indica acometimento de terminações nervosas, ou neuropatia periférica. A inflamação intensa dos dedos, por qualquer causa pode levar a este quadro.
Um bunion é uma deformidade do osso que causa uma saliência do pé na borda do dedo grande do pé e em sua base na junção metatarsophalangeal. Um bunionette, igualmente conhecido como o bunion do alfaiate, é uma protuberância do osso na borda do outro lado do pé na base do dedo do pé pequeno.
No entanto, algumas orientações gerais que ajudam a aliviar os sintomas incluem fazer repouso do local afetado e aplicar gelo. Além disso, fazer massagens ou tomar remédios indicados pelo médico também pode ajudar.
Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário.