Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
Estalar as juntas do pé o tempo todo não é normal. Mas também não quer dizer que seja um problema e que tenha que ser resolvido. Existem basicamente três tipos de estalos nas articulações: - Forçados - quando a pessoa força algum movimento para gerar o barulho.
"Estalos e crepitações são coisas diferentes. O estalido é um som que pode acontecer quando ligamentos e tendões ao redor de uma articulação – como, por exemplo, o joelho – se esticam à medida que passam por uma proeminência óssea e depois se encaixam novamente, causando esse ruído.
Quando os estalos aparecem com freqüência, pode ser da artrose. "Com o passar do tempo, as articulações vão se desgastando e fazem sons causados pela perda da cartilagem lisa e formação de rugosidades em sua superfície articular", diz o especialista.
Em vez de tentar "aliviar" constantemente as articulações, alongue cuidadosamente os músculos; isso pode melhorar a tensão, eliminando a vontade de estalar. Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos.
Embora a prática de estalar os dedos não provoque qualquer lesão, o excesso de força e o exagero de vezes em que se estala os dedos podem causar danos na articulação e até rompimento nos ligamentos.
Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
Como dito, estalar os dedos não costuma fazer mal, desde que não cause dor e que não seja feito com frequência. "Estalar os dedos com muita freqüência pode causar lesões na cápsula articular, com a inflamação da mesma, podendo provocar o engrossamento das articulações dos dedos", revela o ortopedista.