Sinais mais comuns de doenças de calopsitas As doenças em calopsitas podem apresentar diferentes sinais clínicos, que vão desde a ave ficar quieta e parada no poleiro até a presença de secreções nasais. Por isso, é preciso estar sempre atento ao animal.
O carinho deve ser feito principalmente na cabeça (incluindo o topete) e pescoço da ave, passando o dedo no sentido contrário ao das penas, num movimento de trás para frente, com muito cuidado e delicadeza.
Caso você note queda de penas, é necessário buscar um veterinário o mais rápido possível. Geralmente, as penas são um indicativo da alimentação e do bem-estar geral do pet. Pássaros estressados ou com má nutrição terão uma manifestação de seus problemas na penugem.
É importante observar se o fato da calopsita não comer está diminuindo sua atividade e estado de alerta, do contrário, pode ser um indicador de problemas. Uma ave doente que não come direito não consegue manter sua temperatura corporal e então fica encorujada para manter-se aquecida.
Ritual de acasalamento de calopsitas Ele vocaliza (canta para ela), faz movimentos com a crista (topete), abre as asas, anda de um lado para o outro, procura uma aproximação, contato visual e físico, mostrando sua masculinidade e todas as suas qualidades.
Por ser um animal extremamente sociável, não é recomendado deixar a calopsita sozinha durante o dia, pois ela também corre perigo, mesmo dentro de casa.