Fezes amarelas Este tipo de cocô normalmente é um sinal de dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão.
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Marrom amarelado ou amarelo: pode ser uma infecção causada pela bactéria giárdia ou por um transtorno como síndrome de Gilbert. A giárdia produz diarreia amarelada. Já a síndrome de Gilbert, caracteriza-se por um excesso de bilirrubina na corrente sanguínea. A bilirrubina tem a cor laranja-amarelado.
Fezes claras ou cor de massa de vidraceiro não são normais. Se as fezes são pálidas, você pode ter um problema com a drenagem do sistema biliar, que é composta de sua vesícula biliar, ductos biliares, fígado e pâncreas. Os sais biliares são liberados em suas fezes por seu fígado, deixando as fezes de cor marrom.
– Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras. – Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.
Os principais sinais e sintomas que podem levar a pessoa a desconfiar de algum problema no pâncreas incluem:
Fezes pastosas: uma pequena quantidade pastosa nas fezes é considerada normal. É indício de que essa esse aspecto gelatinoso é fabricado pelos intestinos para manter a parede do cólon úmida e lubrificada.
O odor das fezes é fruto da ação de bactérias em produtos alimentares. Quanto maior a fermentação dos alimentos —processo através do qual bactérias e fungos agem em qualquer matéria orgânica—, mais intenso é o cheiro. Uma gastroenterocolite, que é uma infecção intestinal, pode gerar fezes muito malcheirosas.
Consumo de certos alimentos Certos alimentos podem deixar as fezes mais claras. Isso pode acontecer com alimentos gordurosos, com corantes e também algumas vitaminas. Às vezes, trata-se apenas de um alimento que não foi digerido por completo, sem que isso seja um problema.
Fezes brancas, esbranquiçadas ou claras podem ser sinal de problemas no fígado ou nas vias biliares. Esses problemas podem ser diversos, incluindo: hepatites, cistos hepáticos, cálculo na vesícula, tumores na vesícula biliar ou uso de medicamentos.