Essa água pode ser destinada para descargas, lavagem de quintal e calçadas, lavagem de carro, irrigação de jardins, deixando a água proveniente da Estação de Tratamento apenas para beber, tomar banho e cozinhar.
Você pode utilizar a água da chuva praticamente para tudo: Arquitetura: espelhos d' água e fontes, assim como vemos na imagem: uma pequena lagoa com o aproveitamento da chuva. Banheiros: vasos sanitários e mictórios. Área de Serviço: máquina de lavar roupas.
Quando chove, a água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. Outro benefício da chuva é que ela promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas.
Sistemas de captação e de reutilização da água da chuva podem ser simples. São compostos basicamente por calhas, canos, filtro e um reservatório. É possível aproveitar material que já se tem em casa.
A água da chuva não é considerada potável por conta da existência de substâncias contaminantes na atmosfera. ... Na queima de combustíveis, são liberados gases cancerígenos como o benzeno e outros poluentes.
A explicação para isso é que os vegetais não sofrem tanto com a presença dos poluentes e contaminantes presentes na chuva porque, ao cair no solo, a água é filtrada e só então é absorvida pelas raízes das plantas. Dessa forma, elas absorvem uma água com um grau de pureza bem maior.
Dicas para reaproveitar água em casa
Instale um filtro no condutor de descida da sua calha, ele vai direcionar a água de chuva para o reservatório (o filtro vai ajudar a reter sujeiras, folhas e gravetos que acabam vindo do telhado junto com a água de chuva, garantindo uma melhor qualidade da água captada).
O aproveitamento da água das chuvas garante maior disponibilidade de água potável e pode ajudar em locais onde a seca é intensa. É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, não sendo mais essa uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos.
Seja qual for a área disponível, a cisterna é um utensílio que possibilita uma economia de água de até 50% no valor da conta, já que viabiliza o aproveitamento tanto da água da chuva quanto da água cinza, que é um tipo de água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro.