A câimbra no maxilar acontece quando os músculos que ficam na região debaixo do queixo se contraem de forma involuntária, causando dor na região, dificuldade para abrir a boca e a sensação de uma bola dura no local.
Existem diversas causas para a dor na face, que vão desde uma simples pancada, infecções provocadas por sinusite, um abscesso dentário, como também dores de cabeça, disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM) ou mesmo a neuralgia do trigêmeo, que é uma dor que surge em um nervo da face e é muito forte.
Inatividade durante o dia Essa inatividade física quando uma pessoa não alonga seus músculos por um tempo pode aumentar o risco de cãibras e isso geralmente ocorre na cama à noite. Alguém que não alonga seus músculos ou se exercita regularmente pode estar mais exposto a cãibras nas pernas à noite.
Dores na cabeça, face, pescoço ou ombros podem ser causadas por problemas na articulação que liga o osso da mandíbula (queixo) à cabeça. Sensação de fadiga nos músculos da face ou dificuldade para abrir a boca podem ter a mesma origem.
Como é feito o tratamento: é feito com remédios analgésicos como o paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.
Torcicolos são bastante comuns e são literalmente o estado de cãibra no pescoço, no músculo elevador da escápula. Mau jeito ao dormir, movimento repentino na região do pescoço e esforço demasiado na região são algumas causas do torcicolo. Nesse caso, um alongamento do músculo elevador da escápula é recomendado.
Sintomas do Infarto O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.
A dor na nuca normalmente não é sinal de um problema grave, sendo mais comum em casos de excesso de tensão, provocada por situações como estresse emocional, aumento da pressão arterial ou ansiedade, por exemplo.
"A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra", alerta.
Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, as repuxadas podem atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.