Além de colocar a saúde cardiovascular em risco, as altas taxas de colesterol alto podem ocasionar no desenvolvimento de placas amareladas nas pálpebras, chamadas de xantelasmas. Frequente e recorrente, o problema é benigno, causador de desconfortos estéticos e prevalece em mulheres de meia idade.
Laserterapia: é uma opção muito utilizada para eliminar as manchas de xantelasma na pálpebra por meio da ação direta do laser nestas lesões; Crioterapia: trata-se da aplicação de nitrogênio líquido diretamente nas placas de xantelasma, levando à eliminação destas lesões.
Os xantelasmas podem ser tratados por meio de cirurgia da pele, com remoção e sutura sob anestesia local; mas também com técnicas destrutivas, usando ácidos, laser ou eletrocoagulação. Todos os tratamentos podem deixar uma pequena marca ou cicatriz.
Não existe uma forma completamente efetiva para prevenção no xantelasma. A melhor forma de evitar o problema é controlando as taxas sanguíneas, em especial de lipídeos como o colesterol e os triglicérides, mas também aquelas relacionadas a outras enfermidades como diabetes, hiperlipidemia e cirrose.
A dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, explica que há um acúmulo de melanina na região das pálpebras, o que acaba tornando a coloração mais intensa. "Além disso, a pele fina da região favorece a visibilidade de vasos sanguíneos, que, quando estão dilatados se tornam ainda mais escuras", afirmou.
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida. Além disso também pode ser realizada a retirada do excesso de gordura nas pálpebras inferiores.
As principais opções de tratamento para a bolsa embaixo dos olhos são:
Caso a pessoa portadora de xantomas tenha um excesso de colesterol ou triglicerídeos detectados no exame de sangue, o médico irá indicar o tratamento para controle destes níveis, com medicamentos chamados hipolipemiantes, como Sinvastatina, Atorvastatina, e fibratos, como Fenofibrato ou Bezafibrato, por exemplo.
7 formas de tirar as bolsas embaixo dos olhos