Importante
Ouça em voz altaPausarDeve ter um microchip implantado sob a pele, produzido em padrões internacionais (custa cerca de R$300 no Brasil) Deve estar bem de saúde, com a vacinação em dia. Deve ter passado por um exame sorológico. Deve ter o CZI, isto é, o documento de Certificado Zoossanitário Internacional.
Ouça em voz altaPausarCidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias. No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira.
Ouça em voz altaPausarPode trazer com toda tranquilidade: café, café solúvel, azeite, chocolate, molho de tomate, molho pesto lacrado, massas industrializadas, Nutella (!!!!!), biscoitos, salgadinhos, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, licores (sempre observando o limite dos produtos alcoólicos), temperos e vinagre balsâmico.
Ouça em voz altaPausarA seguir coloque um casaco por cima, também leve, ou uma outra blusa. Casaquetos e cardigans são uma boa pedida! Para proteger as pernas, você pode usar calças do dia a dia mesmo (não é necessário que seja um tecido especial), com algo por baixo.
Ouça em voz altaPausarÉ possível viajar com dinheiro em espécie para a Europa, independente da quantia. No entanto, para entrar e sair da União Europeia com um valor igual ou superior a 10 mil euros por pessoa, ou equivalente em outra moeda, você é obrigado a declarar a quantia à Alfândega do país de destino.
Ouça em voz altaPausarO pet não sente dor durante o processo e você recebe um certificado com os dados do animalzinho. A carteira de vacinação é fundamental para viajar para a Itália com seu animal de estimação. ... Trinta dias após a vacinação, colete o sangue do bichinho para fazer o exame de sorologia para raiva.
Ouça em voz altaPausarA principal exigência para trazer cão e gato para o Brasil é a apresentação do Certificado Veterinário Internacional. Ele deve atestar que o animal não teve nenhuma doença contagiosa nos 40 dias anteriores ao dia da viagem. O CVI é válido por 60 dias a partir da data de sua emissão no país de origem.
Ouça em voz altaPausarPara trabalhar na Itália, é necessário visto de trabalho. Se você já se encontra no país e possui um visto de estudo, por exemplo, saiba ser possível converter o seu Permesso di soggiorno per motivi di studio.
Ouça em voz altaPausarQuestão dos documentos na imigração na Itália Para ingressar em território italiano, é necessário validar seu passaporte ou, se for o caso, tirá-lo com antecedência antes da viagem. Não deixe também de providenciar todos os documentos de identificação, tais como RG, CPF, Carteira de Motorista e outros.