Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.
Misture frutas bem coloridas para deixar o copo de leite das crianças ainda mais rico em nutrientes. Quanto maior for a variedade de frutas, maior a oferta de nutrientes. E, para deixar a vitamina ainda mais cremosa, acrescente aveia em flocos finos. MAIS ENERGIA E DISPOSIÇÃO!
Segundo a nutricionista, para engrossar o leite é só optar por farinhas e cereais naturais: farinha de aveia, farinha de quinua, amaranto, linhaça.
Após 1 ano de idade, o leite de vaca pode ser oferecido, mas ainda é considerado um alimento nutricionalmente incompleto nessa fase, pois é pobre em vitaminas A e D, tem menor quantidade de ferro absorvido, níveis altos de proteínas e gorduras saturadas.
Os engrossantes normalmente são feitos com base na maisena, que é muito utilizada para fazer mingaus também. Porém, o ideal é que esse tipo de mingau seja dado apenas quando o bebê estiver um pouco mais velho, depois do seu primeiro ano de vida e com uma alimentação um pouco mais equilibrada.
Ingredientes – 1/2 manga cortada em fatias ou pedaços pequenos; – Mel ou açúcar para adoçar, a gosto; – 1 copo (250 ml) de leite gelado. Modo de preparo Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, coe. Sirva em seguida, com pedaços de manga.
2. Frutas. As frutas frescas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã e da tarde, complementando o leite materno ou fórmula infantil. No almoço e no jantar, também pode-se oferecer um pedaço pequeno de fruta, para ajudar na absorção do ferro da refeição.
3) Vegetais: Couve-flor, repolho, alcachofra, aspargos, pepino, pimentão, já que podem mudar o sabor natural do leite materno.
Ainda que ainda seja muito comum, a prática de engrossar o leite é prejudicial para o bebê. Entenda os 5 motivos por que você não deve fazer isso! Antes de mais nada, é importante lembrar que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de vida.
Não necessita de mucilon. Seu organismo não está preparado para receber qualquer tipo de alimento que não seja o leite. Então não deve continuar com esse procedimento.