O susto pode causar parada cardíaca e causar tremedeiras, dilatação da pupila e/ou dores corporais, que podem ser os sinais do início da parada cardíaca em alguns casos.
Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial. Em pessoas saudáveis apresenta-se uma sensação desconfortável e incômoda após o susto, mas dificilmente ocorrerão transtornos maiores.
O susto gera mudanças físicas e psíquicas. Fisicamente ocorre aumento da pressão arterial e taquicardia (batedeira no peito). O sangue, por sua vez, é direcionado principalmente para os músculos e o cérebro, deixando a pele fria e pálida.
Portanto, o susto tem sua razão evolutiva de ser, ocorre para a eventual hipótese de ocorrer uma situação de risco imediato que necessite de uma pronta resolução. De modo geral levar sustos não faz mal à saúde, salvo em pessoas muito emotivas ou com problemas cardíacos graves.
O chá de polopé, tal como o chá de casca de toranja, são usados contra sustos, o que nos leva a crer que polopé (27) é, realmente, casca de toranja.
Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração. Conte até 100, mantendo o olhar para cima. Tome um chá calmante, como camomila, maracujá ou erva-doce.
De acordo com o médico, uma pessoa pode ainda morrer de susto, por causa da alta descarga de adrenalina que eleva a aceleração do coração, podendo causar arritmia cardíaca. "Se a pessoa já tem um histórico cardíaco, ela acaba tendo maior risco de isso acontecer.
Quando aumentada, a doença pode ser verdadeiramente incapacitante. Quando não se conhece algo, a reação mais instintiva é ter medo. O desconhecido sempre assusta, pois ali não há qualquer controle possível.
Use um cueiro – se o bebê estiver com os bracinhos e pernas presos, ele pode ficar mais seguro; Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto.
Quando o alúmen, no fim deste pe-ríodo, toma a forma do ser ou coisa que provocou o susto e portanto a indisposição da criança, parte-se um pequeno pedaço, mói-se e, com este pó, esfrega-se em forma de cruz o peito do doen-te. O restante deita-se fora.