Ouça em voz altaPausarO excesso de cobre pode ser causado por uma anomalia genética que impede o organismo de excretar o excesso de cobre (doença de Wilson) ou, em casos raros, devido ao consumo excessivo de cobre.
Ouça em voz altaPausarO cobre sérico pode estar elevado em diversas condições, tais como doenças auto-imunes, neoplasias, anemias, infecções como febre tifóide e tuberculose, hemocromatose, cirrose biliar, talassemia e infarto do miocárdio.
Ouça em voz altaPausarO diagnóstico de deficiência de cobre baseia-se nos sintomas e em exames de sangue que detectam baixos níveis de cobre e ceruloplasmina (proteína transportadora de cobre). O diagnóstico e o tratamento precoce da deficiência de cobre parecem gerar os melhores resultados.
Ouça em voz altaPausar(doença de Wilson; toxicidade hereditária por cobre) Na doença de Wilson, uma rara doença hereditária, o fígado não excreta o excesso de cobre na bile, como faz normalmente, resultando em um acúmulo de cobre no fígado, causando-lhe danos. O cobre se acumula no fígado, no cérebro, nos olhos e em outros órgãos.
Ouça em voz altaPausarNa literatura podem ser encontrados alguns tratamentos para a intoxicação por cobre, podendo ser feita a administração de D-penicilamina-via oral ou parental. Recomenda-se a administração de mg de molibdato de amônia e 1 g de sulfato de sódio por 10 dias, via oral.
Ouça em voz altaPausarPode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.
Ouça em voz altaPausar"O cobre é importantíssimo para a produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico.
Ouça em voz altaPausarColeta: Jejum obrigatório. Interpretação: Uso: diagnóstico de doença de Wilson, avaliação da presença da síndrome de Menkes, avaliação de hepatite crônica ativa, cirrose e outras doenças hepáticas.
Ouça em voz altaPausarA deficiência de cobre no organismo pode causar problemas como manchas na pele, neutropenia (anormalmente baixo número de glóbulos brancos chamados neutrófilos), osteoporose e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Problemas na tireoide também podem ocorrer diante da carência de cobre.