O desequilíbrio é causado por uma região do cérebro responsável por coordenar os movimentos e o equilíbrio. Cerca de 10% das pessoas que têm tonturas recorrentes (labirintite) ou outras tonturas também apresentam enxaqueca vestibular ou enxaqueca vertebrobasilar.
Atualmente, o principal responsável pelo desequilíbrio ecológico é o homem. Atividades como a sobrepesca, caça, desmatamento de florestas, agricultura e pecuária, queimadas, aumento da urbanização e, por consequência, populacional, além da poluição da água e solos impacta o meio ambiente.
Quando as informações originadas nesses órgãos são conflitantes, aparece a tontura, ou seja, a sensação de alteração do equilíbrio corporal. A tontura é queixa comum entre os idosos e pode ser definida como sensação de desequilíbrio, movimento, rotação, oscilação ou inclinação.
Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.
Os distúrbios do equilíbrio são transtornos na manutenção do equilíbrio normal que resultam de doenças que afetam as vias vestibulares centrais ou periféricas, o cerebelo ou as vias sensoriais envolvidas na propriocepção . Esses distúrbios costumam apresentar-se como vertigem ou ataxia .
Um dos exemplos dessas atividades mais prejudiciais à natureza é o desmatamento, que tem como principais consequências à degradação do solo, destruição de espécies e enchentes, consequências do aquecimento global. Ainda assim, o homem insiste em degradar a natureza, mesmo vendo que o resultado é catastrófico.
istockphoto.com/bestdesigns O desequilíbrio ecológico acontece quando algum elemento do ecossistema é adicionado, subtraído ou reduzido em quantidade. ... Os danos variam de acordo com o ecossistema atingido e a intensidade do desastre, sendo que as áreas afetadas podem demorar anos para recuperar o equilíbrio.
2 referem que os sistemas de manutenção do equilíbrio podem ser comprometidos por lesões e doenças do aparelho locomotor e sistêmicas, cirurgias, fatores antropométricos, envelhecimento biológico, medicamentos, exercícios, condicionamento físico, imobilismo, além de fatores extrínsecos como calçados, palmilhas e tipo ...
"As principais causas de falta de equilíbrio nos idosos são as patologias crônico-degenerativas, com a perda de massa e força muscular; distúrbios do sono; abuso de bebidas alcoólicas; medicamentos psicoativos; baixa acuidade auditiva; baixa acuidade visual (capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais); ...