As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.
Avenida Paulista, o maior símbolo da modernidade e da vida agitada de quem vive na capital de São Paulo. Prédios altos, inúmeros escritórios, bancos e lojas e o constante vai e vem de ônibus, carros e motos dão a esse famoso cenário um aspecto acinzentado e barulhento, característico das grandes metrópoles.
Perda da camada superficial da litosfera, através da ação da água, do vento, do gelo etc. Extinção e redução da biodiversidade, assoreamento do leito dos rios, extinção da fauna local. Aumento do nível de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera e aquecimento global.
São chamados de poluentes os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem.
O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).
As muitas mudanças ao longo das décadas Se no início o tráfego na avenida era formado por carruagens, bondes carregados por burros e bicicletas, aos poucos, os transportes se modernizaram e o ápice se deu nos anos 90, quando surge o metrô na região.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.
As mudanças de paisagem que prejudicam o ambiente Os seres humanos, além de alterarem a paisagem, prejudicam o ambiente com a contaminação das águas, dos rios, com a matança indiscriminada de animais, com a poluição do ar, com as queimadas e derrubadas de nossas matas e florestas.
As consequências do meio ambiente poluído são causas de grande preocupação, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o bem-estar dos seres vivos. A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas.