O eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que pode ser causada pelo contato da pele com algum agente agressor ou ser consequência de uso de algum medicamento, sendo identificada por meio do aparecimento de sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão na pele.
O eczema atópico ou dermatite atópica é uma inflamação da pele, que causa coceiras, bolhas de água e crostas. É comum em crianças e está relacionado com outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras.
Eczema ou dermatite são os termos usados para descrever um grupo de doenças dermatológicas que provocam inflamação ou irritação da pele. Clinicamente, os eczemas se manifestam com vermelhidão, coceira, descamação, rachaduras e pele mais áspera. Em alguns casos, podem também ocorrer bolhas.
A dermatite atópica geralmente começa no bebê (em geral, com menos de 4 meses de vida). Na fase inicial (aguda), desenvolvem-se áreas vermelhas, exsudativas e crostosas e, às vezes, bolhas. Esta fase dura de um a dois meses.
Um bom remédio caseiro para eczema, uma inflamação na pele que causa coceira, inchaço e vermelhidão devido a uma reação alérgica, é aplicar na área afetada uma mistura de aveia com água e a seguir complementar o tratamento com uma compressa de óleo essencial de camomila e alfazema.
Diprosalic 064 + 30mg pomada bisnaga com 30g é um medicamento. Consulte um médico ou farmacêutico pois seu uso pode trazer riscos....Diprosalic 064 + 30mg Pomada Bisnaga Com 30g.EspecificaçõesPrincípio Ativo:Dipropionato de betametasona + Ácido salicílicoBula:Veja a bulaReceita:Sim, Branca ComumTipo do medicamento:Referência
Tipos de eczema
As crises precisam de ser controladas com anti-comichão, anti-inflamatórios e tratamentos dermatológicos anti-bacterianos. A Dermatite Atópica no corpo pode agravar-se pela temperatura, por isso os doentes muitas vezes têm que limitar os tecidos que usam, preferindo o algodão macio sobre lã ou o nylon.
O tratamento do eczema é feito de acordo com o tipo da doença, oferecendo bom controle para os sintomas. Os medicamentos devem ser indicados pelo dermatologista e podem incluir pomadas hidratantes ou à base de ureia, antissépticos para as feridas, corticoides tópicos, anti-histamínicos orais, entre outros.
De acordo com Renata Ayd, o principal cuidado para quem lida com eczema é manter a hidratação em dia. "Com óleos, sabonetes hidratantes e cremes hidratantes logo após o banho, quando a pele úmida consegue absorver melhor ainda os hidratantes da fórmula", recomenda a especialista.