As trompas obstruídas podem ser um dos principais impedimentos para a mulher engravidar. A causa pode decorrer de infecção bacteriana, como clamídia, que é uma infecção sexualmente transmissível (ISTs) ou ainda por endometriose, que causa processo inflamatório alterando a funcionalidade adequada das trompas uterinas.
Sintomas de salpingite
Segundo Ueno, a obstrução das trompas é considerada uma causa mecânica da infertilidade feminina. - Estando obstruída, a trompa não conseguirá conduzir o óvulo do ovário até o útero, impedindo a fecundação e a gravidez - explica.
Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro.
A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural.
Dependendo da posição do dano ou bloqueio - e da gravidade do dano - pode ser possível reparar uma trompa de Falópio com o que é chamado de cirurgia tubária. Felizmente, existe uma alternativa moderna à "cirurgia aberta": cirurgia minimamente invasiva ou laparoscopia.
A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural.
Mulheres com trompas amarradas ou clipadas podem engravidar se essa trompa soltar da "amarradura", por isso vemos e ouvimos alguns casos de gravidez mesmo após a laqueadura ser feita. São mais raros mas ainda sim acontecem.
Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma trompa é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável; Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram, pois o embrião é formado em laboratório e depois implantado no útero da mulher.
Sim, a mulher sem trompas pode até engravidar naturalmente, mas é muito raro e vai depender do problema que ela apresente.